A queda de pedaços de reboco do Edifício Ouro Preto, localizado na esquina das ruas Floriano Peixoto e Alberto Pasqualini, às 15h30min desta quarta-feira, causou um baita susto nos vizinhos do prédio e santa-marienses que passavam pelo local. Conforme o porteiro do local, Luiz Antonio Soares Moraes, ele estava no hall quando ouviu um estrondo.
Leia outras notícias de previsão do tempo
Sai para fora e já tinha muita gente olhando. Tinha pedaços grandes e pequenos do reboco do prédio. Felizmente, não atingiu ninguém nem carros conta o trabalhador.
O porteiro e o síndico do edifício chamaram o Corpo de Bombeiros, que, por volta das 16h, estava no local fazendo uma vistoria para ver de onde o reboco caiu. O trânsito na Rua Floriano Peixoto ficou em meia pista até o final da tarde. Uma equipe do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) esteve no local auxiliando no trânsito.
Conforme o secretário adjunto de Ação Comunitária Jair Binotto, é possível que o local continue interditado até semana que vem.
Já fizemos o isolamento para evitar que pedestres passem pela calçada. Além da parte que caiu, há um pedaço do reboco, que parece granitina (revestimento que imita o granito), que está pendurado e ameaça cair. A casa do lado, onde funciona o núcleo da assistência judiciária da UFSM, também foi isolada explica Binotto.
Um engenheiro da prefeitura já fez a vistoria do local, e os responsáveis pelo condomínio foram notificados. Após os reparos, eles devem apresentar os laudos técnicos que atestam o conserto para liberar a passagem no local.
Destelhamento
No bairro Tancredo Neves, uma casa na Avenida Paulo Lauda ficou parcialmente destelhada. Ninguém ferido, mas, conforme os bombeiros, um apartamento vizinho foi atingido por pedaços da telha, e morreu a caturrita de estimação da moradora.
Rajadas de 84 km/h
A ventania chegou a Santa Maria por volta das 15h45min, conforme medição do setor de meteorologia da Base Aérea de Santa Maria (Basm). As rajadas de vento, em Camobi, chegaram a 84 km/h. E a temperatura, que teve o pico de 35,7°C ás 15h, foi a mais alta de toda a região Sul do país nesta quarta. Cerca de uma hora depois, os termômetros baixaram para 23°C.
"